BLOG DA ALECRIM

É inverno, e agora ? - Dicas da nutri para manter o equilíbrio no inverno!

02/08/2016

 

Olá,

Toda semana uma dica da nutri por aqui!

Fica ligado que o inverno passa e o verão já vem chegando!

#MinhaNutriPorAqui

Estamos ainda no meio do inverno, com esse frio que anda fazendo, nosso corpo pede alimentos mais confortantes, pois precisamos disso para nos aquecer. Muitas vezes, é durante os meses de inverno que as pessoas acabam ganhando alguns quilinhos a mais e quando o verão se aproxima acabam apelando por dietas loucas, com restrições de nutrientes, calorias e saúde! Se todos os anos forem assim, ganha peso no inverno, perde peso de forma errada (rápida) para o verão, acaba-se perdendo massa muscular, ganhando estrias, perdendo saúde.

Devemos seguir o ano inteiro uma alimentação saudável, equilibrada, sem restrições severas e manter o peso ideal em todas as estações, independente se faz frio ou calor. É claro que durante o frio, muitas preparações podem acabar sabotando uma alimentação mais saudável, pois a oferta de queijos, vinhos, fondue, massas é muito maior. De vez em quando, com moderação, conforme orientação nutricional, algumas dessas delícias podem sim estar no cardápio, basta ter um equilíbrio e um acompanhamento para saber quais as melhores opções para manter a saúde e o peso (que apavora muitos) durante os meses de inverno.

 Seguem algumas dicas para manter esse equilíbrio nutricional durante o inverno:

- Opte pelo consumo de sopas e cremes. São confortantes, nutrem e alimentam. Um creme de moranga com gengibre é uma ótima opção.

Confere a dica de receita caldinho de cenoura da Bela Gil! #ReceitaSimples

- Porém, cuidado com as sopas feitas com muitas massas, batatas e gorduras. Prefira sempre com a maior quantidade de verduras. E cuidado com os acompanhamentos das sopas, como queijos e pães.

- Consuma verduras refogadas, cozidas. Quentinhas confortam mais do que saladas frias. Não retire da sua alimentação o consumo desses alimentos, são essenciais para funcionamento do intestino.

- Coma as frutas das estações! São mais ricas em nutrientes e mais acessíveis.

- Fuja do consumo de doces em excesso. Prefira doce a base de frutas, como pêra/maçã/banana cozidas com canela.

- Não esqueça de beber água durante o dia. Com o frio, a sede às vezes acaba sendo menor, e consequentemente o consumo de água também. Ande sempre com uma garrafinha de água ou deixe na mesa do trabalho e vá tomando nos intervalos das refeições, ao longo do dia.

- Aproveite o friozinho e consuma chás. Mas não esqueça que ele não substitui totalmente o consumo da água. Sem açúcar e sem adoçante, de preferência!

- O consumo de álcool deve ser moderado, nada de excessos. Muitos estudos mostram que o álcool pode trazer diversos benefícios à saúde, principalmente quanto à saúde cardiovascular. Porém, se não for bem administrado, pode ser um importante vilão. Lembrando que 1g de álcool possui 7 Kcal, quase o dobro do que proteínas e carboidratos (4 Kcal). O recomendado é no máximo uma dose por dia para mulheres e 2 doses para o homem.

- Mantenha sua rotina de atividades físicas. Não deixe o frio te sabotar! E se não está fazendo nenhuma, aproveite para se esquentar e procure uma atividade física que lhe dê prazer.

 

#MinhaNutriPorAqui

 “Comer bem com prazer e saúde acima de tudo!”

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